top of page

Hora Santa pelas vocações sacerdotais

cruz a.gif
cross100.gif
coroa%20sacerdote_edited.jpg
tenor1.gif
cruz a.gif

"Sede conscientes do que fazeis, imitai o que tratais".

Menti Nostrae: "Assim como toda a vida do Salvador foi votada ao sacrifício de si mesmo, assim também toda a vida do padre, que deve reproduzir em si a Imagem de Cristo, deve ser com ele, nele e por ele, um sacrifício agradável... O padre não se contentará com celebrar o Sacrifício Eucarístico, mas deverá vivê-lo profundamente. Assim, colherá nele a força sobrenatural que o transformará completamente e o fará participar da vida de expiação do próprio Redentor".[60] E o mesmo Pontífice conclui: "É pois uma obrigação para o padre reproduzir na sua alma o que se passa no Altar e, visto que Jesus se imola, assim também o seu ministro deve imolar-se com Ele; já que Jesus expia os pecados dos homens, o padre alcançará a sua própria purificação e a dos outros, seguindo a via árdua da ascese cristã". [61]

cruz b.gif
cruz b.gif

Adoração Eucarística

1° Quarto de hora

Canto: Enviai, Senhor, operários à Vossa Messe... (Música - F. Franceschini)

Uma voz - Amado Jesus, humildemente prostrados em face da pequenina Hóstia, a que Vos quisestes reduzir num Milagre de imenso amor por nós, levantamos a Vós, com olhares de filial ternura, o entendimento, o coração, a nossa alma inteira...

         Viemos, Jesus, em união com a Santíssima Virgem, nossa Mãe Imaculada, para estar Convosco, pois, se Vos achais, como Deus em toda parte e em toda parte Vos encontramos, temos neste lugar, nas palpitações ligeiras do coração, na alegria que o transborda, a Vossa Presença Real como Deus e Redentor.

         Viemos para prestar-Vos a homenagem humilde de corações que criastes e que são Vossos, humilde homenagem de amor e gratidão.

         Viemos para Vos pedir muito e conseguir tudo, apoiados em Vossa Palavra de animação: "Pedi e recebereis".

         Viemos, numa súplica somente, pedir-Vos pelo mundo inteiro, pelas almas todas, pois, viemos pedir-Vos sacerdotes!

Todos - Senhor, escutai a nossa prece, nós Vo-lo imploramos, por Vossa Mãe Santíssima.

Uma voz - Fostes Vós que nos encorajastes à prece, quando reparastes, compadecido, na imensa desproporção entre o campo enorme e o exíguo número de trabalhadores.

        E de Vossa Alma enternecida, triste como um gemido, saiu o apelo: "Pedi ao Dono da Seara que mande operários à Sua Messe".

Todos - Enviai, Senhor, operários para Vossa Messe! Não permitais que a colheita se perca.

Uma voz - Aqui estamos, Jesus, a suplicar de joelhos; o Dono Sois Vós e a Seara são as pobres almas, todos nós...

Todos - A messe é grande é grande e, poucos os operários. Aumentai o número dos trabalhadores enviando novos apóstolos, conforme o Vosso Sagrado Coração.

Uma voz - É extenso o terreno, muito extenso, e insignificante o número dos cultivadores, daqueles a quem incumbistes a missão augusta de cooperar Convosco na Obra Suprema das Almas, que viestes salvar com Vosso Sangue preciosíssimo. Poucos, ó Jesus, muito poucos os segadores, fazei que eles sejam numerosos e, as colheitas abundantes, sem conta...

Todos - Fazei que eles sejam numerosos e as colheitas abundantes, sem conta.

Uma voz - Ouvi-nos, Senhor Vós que Sois o Dono de infinita prodigalidade e que, após nos dar o usufruto das inumeráveis riquezas do tempo, ainda nos acenais com a incomparável ventura da Eternidade ditosa.

      Estabelecestes o Padre Medianeiro entre Vós e as criaturas: "menor que Deus, porém maior que o homem!" Vosso cooperador, o Padre perpetua a Divino Redentor e Santificador. Repete Vossas Palavras e opera com Elas, as maravilhas de Vossas Obras: "Eu te batizo. Eu te absolvo... Este é o Meu Corpo... Este é o Cálice de Meu Sangue..."

Todos - O sacerdote é, em verdade, um outro Cristo. Nós o reconhecemos, nós o veneramos, vemos nele Vossa adorável Pessoa.

Uma voz - Senhor, viestes à terra por amor das almas, para remi-las... Viestes satisfazer com a Vossa Doutrina a grande aspiração de toda a criatura, a posse da felicidade, porque a Vossa Religião ensina a ser feliz nesta vida e garante a ventura na outra.

Todos - Mas sem o padre que Vos comunica às almas, estas se perderão... A felicidade é impossível ao pobre homem contraditório e insatisfeito, no mundo adverso e mal.

Uma voz - Sem o padre que prega a verdade e a faz conhecer, sem o padre que absolve e levanta a natureza decaída, sem o padre que consagra e Vos leva aos corações, fazendo-os fortes, a religião se anemia e morre.

Todos - E Vós não sereis amado na terra, Senhor. E as almas se apartarão de Vos por não haver quem nelas acenda o fogo de Vosso Amor.

Uma voz - E nós pensamos, Jesus, na consternação de Vossos Templos fechados, na privação do Santo Sacrifício da Missa e da Vossa descida aos Altares, pensamos nos Vossos Púlpitos silenciosos.

Todos - Não nos deixeis, Senhor, sem os Vossos Ministros, sem os dispensadores de Vossas Graças.

Uma voz - Vemos desaparecida "a admirável Liturgia da Igreja, que no seu simbolismo grandioso acompanha o cristão do berço ao túmulo".

        Pensamos, com estremecimento de angústia, na vida sem assistência espiritual; vemos as aflições da consciência turbada sem o Sacramento da Penitência que socorre e apazigua.

        Pensamos na morte sem o amparo da Igreja, na agonia final sem a presença do Padre que fala da confiança em Deus e prepara o caminho para a Eternidade.

Todos - E não haveis de socorrê-las mandando sacerdotes para salvá-las? Permitireis que se percam tantas almas resgatadas por Vosso Sangue preciosíssimo?

Uma voz - Certamente, Senhor, o Vosso Coração Compassivo tem inúmeras palpitações enternecidas para tais necessidades, esse Coração que não podia ver a amargura ou a dor sem precipitar o socorro e se comovia, operando milagres para dar até o simples alimento material às multidões famintas.

         A nós, filhos desta terra de Santa Cruz, fizestes ricos de mil tesouros... Entretanto, na opulência da terra imensa e farta, choramos a penúria de Vossa Palavra.

Todos - Jesus, para que sejais conhecido e amado, para que Vosso Nome seja louvado, Vossa Vontade seja feita e Vosso Reino venha a nós, concedei-nos sacerdotes, Senhor.

Uma voz - Para que Vosso Nome seja santificado em nossa Paróquia, em nossas famílias, em nosso Brasil!

Todos - Concedei-nos padres, Senhor!

Uma voz - Para que Vosso Reino venha a nós, a nossos corações, e aos corações de nossos filhos.

Todos - Concedei-nos padres, Senhor!

Uma voz - Para oferecer cada dia sobre Vosso Altar Santo Sacrifício, redenção de nossos pecados, alívio para nossos defuntos,

Todos - Concedei-nos padres, Senhor!

Uma voz - Para absolver nossos pecados e restituir a vida à nossas almas e a paz aos nossos corações.

Todos - Concedei-nos padres, Senhor!

Oração à Maria Santíssima

Todos: Virgem Santíssima, Rainha do Clero, ponde em Vossos Lábios Sagrados esta nossa humilde súplica, fazendo-a ecoar no Coração de Vossos Divino Filho. Com Vossa Onipotência suplicante, alcançai para a Igreja numerosas vocações.

1ª Estrofe do Hino à Nossa Senhora pelas vocações

Nossa Senhora, Mãe de Jesus / Virgem Maria, Divina Flor

/ Dá-nos a graça de ter luz / Dá-nos a esmola de ter amor.

Vê nossa Pátria que te estende a mão / Vê como é grande a seara a ceifar

/ Abre, Senhora, Teu Bom Coração / dando ao Brasil mais levitas do Altar.

2° Quarto de Hora

Uma voz - Para que o Vosso Reino se dilate, criai vocações, ó Jesus!

Todos - Ó Jesus, a Vossa Seara é tão grande! Enviai operários.

Uma voz -  vocação é graça e direito Vosso; graça, isto é, Dom gratuito do Vosso Coração, Supremo favor. Se a todos lhe desvendásseis a excelência, seria interrompido o curso das gerações, por isso, para a maior parte, a vida religiosa é um enigma obscuro, do qual somente muito pouco compreendem a significação.

Todos - Senhor, quantos meninos, que ouvindo a Vossa Voz querem Vos seguir, porém, os pais são-lhes contrários. mostrai a esses pais os esplendores da vida religiosa e sacerdotal.

Uma voz - Mas, se é mister que assim seja, levantai contudo um pouco mais o Véu do Mistério, e um maior número conheça e busque a ventura sem par do estado eclesiástico.

Todos - Chamai ao Vosso Sacerdócio as almas cândidas dos meninos, botões liriais que se formam ao contato do Vosso primeiro beijo eucarístico e se expandem ao Sol luminoso da graça.

Uma voz - Levai-os para o Vosso Serviço nesta tenra idade, com a mesma solicitude com que, nos caminhos da Judéia os atraístes ao peito, ao Vosso Abraço. Murmurai aos pais, no segredo da alma; "deixai vir a Mim as criancinhas".

Todos - Ó Bom Jesus, fazei surgir em cada berço singelo, em cada solar de nobre, em cada casebre pobre, um sacerdote de Deus!

Uma voz -Batei à porta dos desconhecidos da terra, dos pequenos deste mundo que vivem a vida difícil e laboriosa do pobre, nos lares humildes como a Vossa Casinha de Nazaré. Chamai dentre os favorecidos da fortuna, dentre os nobres filhos da alta linhagem, como Vós, descendentes de reis.

Todos - Jesus, chamai para o Vosso Ministério, todos sem distinção de classe, pois são todos Vossos filhos muito amados.

Uma voz - Dizei às famílias piedosas, aos corações maternos, aos pais, dizei-lhes da glória do Vosso Serviço, que eles o tenham como ventura única e procurem a incomparável consolação de Vos consagrar os rebentos do seu amor!

Todos - Dizei ó Jesus, aos corações maternos e paternos, que a maior felicidade é ter um filho consagrado ao Santo Serviço do Altar, é ter um outro Cristo na terra.

Uma voz - Chamai também dentre os adultos, renovando o traço da vocação dos Apóstolos. Dentre os fervorosos e os homens de ciência, para que se confirme a benéfica supremacia intelectual da fé.

Todos - Chamai, Jesus, não sós os meninos, mas também os rapazes e os homens que, seguindo o exemplos dos Vossos Apóstolos, sejam sacerdotes tão santos como os Anjos e de corações tão grande como os Céus.

Uma voz - Chamai dentre os indiferentes, os distraídos de Vós e preocupados com as coisas da terra, como fizestes com o publicano Mateus. Dizei-lhes, que "é mister se preocupar com os negócios de Vosso Pai que está no Céu".

Todos - Senhor, fazei que as famílias, abandonando as futilidades da vida, se preocupem mais com as coisas Divinas. Assim, haverá mais obreiros para a Vossa Messe.

Uma voz - Não só entre os que Vos desconhecem, chamai dentre os que Vos hostilizam, perseguem, e multiplicai em nossos tempos os milagres da Vossa Graça, como fizestes com Paulo e Agostinho.

Todos - Suscitai vocações no seio das famílias dos que Vos perseguem e caluniam, mostrando-lhes assim, a Vossa infinita bondade.

Uma voz - Não Vos esqueçais de nenhuma, apressai também os obreiros da última hora. Senhor, tende compaixão da Igreja que edificastes com o Vosso Sangue; tende compaixão das almas que resgatastes com a Vossa Paixão e Morte.

Todos - Na Vossa Misericórdia infinita, lembrai de todos, Senhor pois foram resgatados com o Vosso Sangue.

Uma voz - Precisam de sacerdotes os infiéis, os hereges, os cismáticos, que em seu número gigantesco devem ser conduzidos a Vós, a Vos louvar!

Todos - Jesus, o número dos infiéis, dos hereges e dos cismáticos é imenso. Concedei-nos sacerdotes, para que, aqueles, o quanto antes, possam ser conduzidos a Vós, para Vos louvar e amar.

Uma voz - São as mães e os pais que Vos pedem Padres, para que recebam seus filhinhos o pão da Doutrina Evangélica, tenham o marido temente a Deus, e assim vejam estabelecida na sua família aquela suspirada paz que viestes trazer ao mundo inquieto, como o Vosso mais precioso Dom.

Todos - Senhor, ouvi as preces das mães, que Vos pedem um padre no seio de suas famílias. Despertai muitas e santas vocações nas famílias brasileiras.

Uma voz - É a sociedade inteira que Vos faz a aflitiva súplica, a fim de ter, no exercício da caridade entre os seus membros, no cumprimento exato e cristão dos deveres individuais, o proveito coletivo, a concórdia, a felicidade.

Todos - A Seara, ó Jesus, como ela cresce! Enviai operários para o seu labor. Mandai outros  cristos para os Vossos Calvários, para abrir os Vossos Sacrários, para pregar o Vosso Amor.

Uma voz - São os povos, as agitadas multidões de gente humilde que labuta num duro trabalho diário, e que espera do Vosso Reinado no coração dos "chefes" um pouco mais de compreensão e melhor recompensa.

Todos - No entanto, o mal progride, o mal avança, o mundo anda vazio de esperança, de fé e caridade. Recompensai-o com uma perfeita compreensão das verdades eternas.

Uma voz - São as Nações, cujo intercâmbio firmado nos princípios da justiça e fraternidade evangélica, fará esperar um futuro bonançoso para o mundo.

Todos - Suscitai, ó Bom Jesus, mais operários em cada aldeia da terra, em cada cidade da nossa querida Pátria. Amém.

Oração à Maria Santíssima

Todos: Ó Maria, Mãe de Deus e Rainha do Clero, com amparo maternal, protegei a todos aqueles que tendo abandonado tudo, preparam-se nos cenáculos de Vossos Seminários, para a nobre missão de mensageiros do Evangelho, Sacerdotes do Senhor. Fazei com que eles, dia a dia, mais e mais, se enriqueçam da graça de Deus, penhor de eficaz ministério, no futuro apostolado. Despertai também nos corações dos meninos, dos adolescentes e dos jovens, o entusiasmo sobrenatural por tudo o que é do Alto, tudo o que é do Céu, tudo o que é de Deus. Amém.

2ª Estrofe do Hino à Nossa Senhora pelas vocações

A messe é grande, vasta sem fim / Salva Senhora, com teu Olhar

/ Nós Vos pedimos, diz que sim / Um sacerdote em cada lar!

Vê nossa Pátria que te estende a mão / Vê como é grande a seara a ceifar

/ Abre, Senhora, Teu Bom Coração / dando ao Brasil mais levitas do Altar.

3° Quarto de Hora

Uma voz - Chamai muitos operários à Seara Divina, mas escolhei também.

Todos - Que os Vossos Anjos guardem do "homem inimigo", no terreno das almas, a semente preciosa da vocação.

         Fazei que os pais a cultivem com carinho e esmêro; sede a luz deva iluminar, guiar espiritualmente Vossos eleitos; derramai o Vosso Espírito onde eles se educam, fazei de cada Seminário um cenáculo.

         Abençoai a todos os que se dedicam, cheios de grande empenho e devotamento, à tarefa delicada de formar os seminaristas.

Uma voz - Esclarecei sobretudo, animai, dirigi e fortificai os pastores da Igreja na delicada tarefa de conhecer as Vossas escolhas e de conservar-Vos os prediletos do Vosso Amor!

Todos - Iluminai os senhores Bispos, dando-lhes graças, afim de que transplantem para os jardins do Seminário, as florinhas tenras dos vocacionados.

Uma voz - Dai-lhes fortaleza para só imporem as mãos às verdadeiras vocações, a fim de que "ninguém entre no Santuário a não ser chamado, ninguém suba ao Altar a não ser por Vos santificado".

Todos - Não consintais que as Causas Santas sejam entregues a mãos indignas. Fazei baixar fogo do Céu, que purifique os corações de Vossos levitas.

Uma voz - Fazei com que as precauções que a Igreja inculca na escolha de Seus Ministros, sejam plenamente observadas, pois que assim hão de surgir, "numerosos como os rebentos da oliveira", sacerdotes que consolem o Coração de Jesus.

Todos - Que os superiores dos Seminários sabiamente orientados pela Igreja, consagrem todo seu esforço na formação perfeita dos que devem ser os "outros, Cristos na terra".

Uma voz - Que não se perca na dissolvente atmosfera contemporânea, uma só vocação no alvorecer, mas, pelo contrário, concentrai em Vós todo o vigor dessas almas, firmando-as vitoriosamente no Vosso Amor.

Todos - O homem é débil, Senhor, e só Vossa Graça lhe comunica força. Não faltais com a assistência aos Vossos eleitos.

Uma voz - A estrada é cheia de abrolhos, dai-lhes com que vencê-los e vencer o desanimo em face dos embaraços teimosos que são o característico das Vossas Obras.

Todos - Se os não ajudardes, eles desfalecerão perante o número imenso das dificuldades, porque o homem sem Vós é fraco, e o inimigo forte, muito forte. Não se enfraqueçam pelas dificuldades sobre-humanas da obra, as energias dos obreiros.

Uma voz - O mundo, inimigo da alma, arma ciladas aos Vossos Ministros.

Todos - Fortificai-os no combate, concedei-lhes a vitória!

Uma voz - Vós mesmo, Jesus, prevenistes aos apóstolos que, por Vossa Causa, o mundo lhes teria ódio. É o ódio perene do demônio que se desafoga contra aqueles que são os canais do Vosso Amor à humanidade.

Todos - São os ataques do mal contra Vossos Padres, construtores de Vosso Tempo vivo, na alma de cada cristão.

Uma voz - Por isto, muitos homens desprezam os Vossos Sacerdotes e constituindo-se em seus pertinazes inimigos, perseguem-nos, injuriam-nos, embaraçando-lhes, ainda mais a tarefa de si mesma embaraçada e difícil.

Todos - Mártires do Vosso Amor, vítimas da caridade, eles não hesitam em derramar o próprio sangue pela difusão de Vosso Reinado na terra.

Uma voz - Ao lado dos que maltratam e dos que se afastam, há a multidão dos indiferentes...

Todos - A estes também deve chegar Vossa Voz, por meio do sacerdote. Fecundai com muitas graças o seu apostolado.

Uma voz - Assim, assaltada externamente por tantos elementos conjugados e, dentro de si, pela própria e natural fraqueza, chega a vir faltar a alma que entre todas Vos deverá ser fiel. E as insuficiências de alguns, a culpa de outros, como Vos magoam fundo o Coração!

Todos - Perdão, Senhor, se também nós contribuímos para o aumento destas infidelidades.

Uma voz - Mas, Jesus, Vós sempre tivestes compaixão da fraqueza. Falastes a Tomé com tanta doçura e perdoastes a Pedro até à extrema confiança de o constituírdes Depositário e Guarda de Vossa Igreja.

Todos - Se alguns esmorecem na luta, legiões saem vitoriosas  dos combates mais difíceis.

Uma voz - Aceitai, ó Jesus, para perdão e graça daqueles, a fidelidade de todos os outros, desde o Discípulo Amado que reclinou a cabeça no Vosso Coração e Vos assistiu na Cruz.

Todos - Aceitai as tristezas santamente suportadas, as fadigas sem conta, as virtudes obscuras, os atos heróicos, as obras, os martírios e os triunfos de todos os sacerdotes, missionários e Santos.

          Afastai os perigos, robustecei a debilidade, santificai os fortes.

Oração à Maria Santíssima

Todos: E Vós, ó Maria, boa Mãe dos sacerdotes, protegei a todos eles nos perigos e dificuldades de sua Santa Vocação. Guiai também com Vossa Mão Maternal, os pobres sacerdotes transviados que se tornaram infiéis à Sua Sublime Vocação, para que voltem, quanto antes, para junto do Bom Pastor. Amém.

3ª Estrofe do Hino à Nossa Senhora pelas vocações

Temos encantos no Céu de anil / Terra fecunda, campos em flor.

/ Mas, ó Maria, falta ao Brasil / mais sacerdote do Eterno Amor!

Vê nossa Pátria que te estende a mão / Vê como é grande a seara a ceifar

/ Abre, Senhora, Teu Bom Coração / dando ao Brasil mais levitas do Altar.

Último Quarto de Hora

Uma voz - Jesus, Vós os chamastes, Vós os escolhestes, santificai-os também na Verdade.

           Padres! Concedei-nos Padres! Não só muitos, mas muito santos...

Todos - Nós Vos pedimos com instância, formai o coração do sacerdotes segundo o Vosso Coração.

Uma voz - "Permanecei no meu amo", dissestes aos Apóstolos com doçura. Dai vigor a estas Palavras, afim de que operem aquilo que exprimem.

Todos - Que permaneçam no Vosso Amor e abrasados assim, nesse Fogo Divino, inflamem as almas confiadas a seu zelo.

Uma voz - Dai a Vossa Graça a todos os sacerdotes, de sorte que sejam "cheios de toda plenitude de Deus", concedei-a abundante, eficaz e santificadora.

Todos - Que os padres reflitam em suas pessoas, as grandezas de suas funções.

Uma voz - Sim, Jesus, abrasai-os nas chamas do Vosso Amor e no amor das almas, para que Vos procurem a maior glória, realizando em si mesmos a perfeição e sendo apóstolos de coração ardente.

Todos - Despertai em todos, a grande paixão do Vosso Amor, para que não queiram senão o que Vós quereis, não amem senão o que Vós amais, não advoguem, senão os interesses de Vossa Glória, sacrificando-se pelas almas que lhes confiastes.

Uma voz - Que os Vossos Sacerdotes "vivam a vida de caridade". E, serão apóstolos, porque aquele que permanece em Vós e Vós nele, esse dá abundantes frutos.

Todos - Conservai-os no Vosso Amor, amando-Vos amarão a todos os Vossos irmãos, e estarão dispostos a dar a vida pelas suas almas.

Uma voz - Depois que o amor houver infundido nos Vossos Sacerdotes uma grande força, penetrados do Vosso Espírito, eles se alegrarão nas incompreensões, no isolamento.

Todos - Tendo-Vos por único Amigo, que mais poderiam desejar, mesmo nos momentos mais difíceis?

Uma voz - Vós os sentireis companheiros na Paixão, participando dela, comprazendo-se nas angústias, nas necessidades, nos ultrajes, nas injúrias e nas perseguições.

Todos - Vigilantes, permanecerão do Vosso lado, no Horto das Oliveiras, recolhendo as Gotas do precioso Sangue, afim de espargí-las sobre as almas, convertendo-as e inflamando-as no Divino Amor.

Uma voz - Seguir-Vos-ão no caminho do Calvário, olhos fitos no Céu, numa total renúncia de si, carregando a Cruz de cada dia.

Todos - Crucificados Convosco, sua existência na terra será contínuo sacrifício, Missa Perene, pela Vossa Glória e salvação das almas.

Uma voz - Suscitai, Jesus, em todos os sacerdotes, suscitai e aumentai até à plenitude a vida da caridade.

Uma voz - Suscitai, Jesus, em todos os sacerdotes, suscitai e aumentai até à Plenitude, a vida da caridade.

Uma voz - Mas a caridade não se difunde nos corações, senão pelo Espírito Santo que em nós habita.

Todos - Enviai o Vosso Espírito aos corações dos sacerdotes, aumentando neles a graça santificante.

Uma voz - Ah! Por amor da Igreja e das almas, renovai cada dia o Pentecostes em toda a ordem sacerdotal.

Todos - Vinde, ó, Santo Espírito, enchei o coração dos Vossos sacerdotes, acendendo neles o fogo do Vosso Amor.

Uma voz - Penetre os Vossos Ministros o Espírito da Graça e de Oração, paire sobres o Espírito de Sabedoria e do Entendimento, do Conselho e da Fortaleza, da Ciência e da Piedade, e sejam repletos do Espírito do Vosso Temor.

Todos - Canais de Vossas Graças sejam eles repletos dos Vossos Dons, para que se tornem instrumentos aptos em Vossas Mãos.

Uma voz - Ardendo nas chamas da caridade, os Vossos padres serão o calor e a luz dos povos, serão irrepreensíveis no meio do mundo, levando a Palavra da vida.

Todos - Assim, se cumprirá também, o Vosso Desejo expresso no Cenáculo, de que fossem: "um só rebanho Convosco"!

Uma voz - Não é porventura a caridade a perfeição do amor, e o amor a mais poderosa virtude de união?

Todos - Firmai-os na caridade e eles formarão um exército unido, batalhando pelo Vosso Nome e pelo Vosso Reino.

Uma voz - Consumados na caridade, eles serão um na ciência, na pregação e no exercício pessoal de Vossa Doutrina, ...um ânimo e coração com o Sumo Pontífice, com os seus Bispos, com os irmão no sacerdócio..., um Convosco e com Vosso Eterno Pai.

Todos - E deste modo, em breve, será realizado Vosso desejo "de que haja um só rebanho e um só Pastor".

Uma voz - E para que nossos votos tenham plena realização, dignai-Vos de confiar a maternidade de Maria os nossos padres, para que Ela neles tenha ação livre e toda poderosa e os receba de Vós como outrora São João junto à Cruz.

Todos - Que a santificação dos sacerdotes, confiada à Sua Maternidade Espiritual, se cumpra fecundamente para proveito da Igreja, Glória do Verbo Encarnado e da Trindade Santa. Assim seja.

Invocações

Uma voz - Para que sejam de fato "sal da terra e luz do mundo"!

Todos - Santificai os sacerdotes, Senhor.

Uma voz - Para que o coração sacerdotal seja modelado segundo o Vosso Sagrado Coração e se torne assim o coração de um outro Cristo!

Todos - Santificai os sacerdotes, Senhor.

Uma voz - Para que sejam vítimas aceitáveis unidas Convosco num só e mesmo sacrifício.

Todos - Santificai os sacerdotes, Senhor.

Uma voz - Para que o Vosso Reino venha a nós.

Todos - Santificai os sacerdotes, Senhor.

Oração à Maria Santíssima

Todos: Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os Vossos Sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder. Conservai ilibadas as suas mãos ungidas, que tocam todos os dias em /vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo. Conservai puros e desapegados dos bens da terra, os seus corações que foram selados com o  caráter sublime do Vosso glorioso Sacerdócio. Fazei-os crescer no amor e fidelidade para Convosco e preservai-os do contágio do mundo. Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e vinho em vosso Corpo e sangue, poder de transformar os corações dos homens. Abençoai os seus trabalhos com copioso frutos, e concedei-lhes, um dia, a coroa da vida eterna. Assim seja.

4ª Estrofe do Hino à Nossa Senhora pelas vocações

Tivemos berço aos pés duma Cruz / A nossa história é hino teu

/ Para nós sermos mais de Jesus, / Faze descer vocações do Céu.

Vê nossa Pátria que te estende a mão / Vê como é grande a seara a ceifar

/ Abre, Senhora, Teu Bom Coração / dando ao Brasil mais levitas do Altar.

O Sábado dos Sacerdotes

          O Sábado dos Sacerdotes consiste em consagrar, mensalmente, o 1° Sábado do Mês à santificação dos sacerdotes e ao recrutamento e conservação de verdadeiras vocações sacerdotais.

Oferecimento

         Divino Salvador, Jesus Cristo, que confiastes aos Sacerdotes, como a Vossos Representantes, a Obra da Redenção, a salvação e a felicidade dos homens, eu Vos ofereço, pelas Mãos de Vossa Mãe Santíssima, para santificação dos sacerdotes e dos candidatos ao sacerdócio, inteiramente, todas as orações, trabalhos, alegrias, sacrifícios e sofrimentos deste Sábado.

           Concedei-nos, Senhor, sacerdote verdadeiramente santos, que, abrasados pelo fogo do Vosso Amor Divino, só procurem a Vossa maior glória e a salvação de nossas almas. E Vós, ó Maria, boa Mãe dos Sacerdotes, protegei a todos eles, nos perigos e dificuldade de sua santa vocação. Guiai, também, com Vossa Mão Maternal, os pobres sacerdotes transviados, que se tornaram infiéis à sua sublime vocação, para que voltem, quanto antes, para junto do Bom Pastor. Amém.

Oração

                            Maria Santíssima, Rainha do Clero, Mãe do Sumo Sacerdote jesus, intercedei pelos sacerdotes e pelos que se preparam para o sacerdócio e despertai verdadeiras vocações sacerdotais entre a mocidade. Amém.

Orações do Santo Padre Pio XII pelas vocações sacerdotais

           Ó Jesus, que na ternura do Vosso Coração Divino lançastes o primeiro brado de compaixão pela pobre humanidade ávida de quem a guie à luz e à vida, nos caminhos ásperos do mundo. Ó Senhor, que fazeis os Vossos Anjos como ventos e os Vossos Ministros como fogo abrasador, mandai a este povo, que é e quer ser Vosso , sacerdotes numerosos e revestí-os de justiça, a fim de que exultem os Vossos Santos.

          Vós que conheceis todos os corações, mostrais os eleitos a quem desejais confiar tão Sublime Ministério de Verdade e de Amor. Esclarecei-lhes a mente, para que conheçam a graça inestimável de Vosso Chamamento Divino, fortificai-lhes a vontade, para que não se deixem vencer pela frouxidão e pelos prazeres, não se prendam no torpor de vãs satisfações, não se fechem nas baixas planícies cobertas pelas nuvens da cobiça humana, nem esmoreçam diante do sacrifício, mas desdobrem as asas e voem como Águias Reais, para as serenas e fulgurantes alturas do Vosso Eterno Sacerdócio.

          Revelai aos seus pais quão grande e incomparavelmente belo seja doar-Vos os próprios filhos, e concedei-lhes a fortaleza de vencer os interesses e afetos contrários.

          Inspirai às almas generosas, o desejo eficaz de socorrer prodigamente os Vossos Eleitos que encontram na sua pobreza um obstáculo para seguir a Vossa Voz. Dai a seus educadores, as luzes necessárias para cultivar, nesses jovens corações, a delicada planta da vocação, até o dia em que possam, ardentes e puros, subir ao Vosso Santo Altar.

           E então, Senhor, concedei que eles sejam verdadeiros anjos para o Vosso povo. Anjos de Pureza, que anteponham o Amor Divino a qualquer amor humano, por mais terno e santo. Anjos de Caridade, que renunciem às doçuras da família terrena para constituir outra maior, de que serão pais e pastores e onde sejam objeto de sua predileção, os pequeninos, os infelizes, os sobrecarregados, os abandonados. Anjos de Luz, que façam resplandecer na inteligência dos homens, como a estrela da manhã, a Fé em Vós. Anjos de Sacrifício, a consumir-se, qual chama de holocausto, pelo bem de seus irmãos. Anjos de Conselho e de Conforto, que os consolem nas dores, os sustentem nas lutas e nas horas angustiosas da dúvida, lhes indiquem o caminho luminoso da Virtude e do Dever. Anjos de Graça, que purifiquem e confortem as almas, unindo-as a Vós pela distribuição do Pão da Vida. Anjos de Paz, que à hora do último alento, lhes comuniquem a suavidade inexprimível do desejo e amor de Vós, e lhes abram, num êxtase do Vosso Ósculo Divino, as Portas do Céu, onde Vós Sois a Luz e Alegria infinita dos corações, por todos os séculos dos séculos. Amém.

A.M.D.G

 

cruz b.gif
cruz b.gif

Coro:

Coro:

cruz b.gif

Coro:

Coro:

cruz b.gif
cruz b.gif
cruz b.gif
bottom of page