top of page
vela 2.gif
tenor1.gif
Canteiro de rosas.png
vela 2.gif

Orações de Preparação para a Morte

Preciosa oferta dos Merecimentos de Nosso Senhor Jesus Cristo

            Deus Pai, eu Vos ofereço o Sagrado Coração de Jesus, Vosso adorável Filho, com todo Seu Amor, todos os Seus Sofrimentos e todos os Seus Méritos;

  • para reparar todos os pecados que eu cometi por pensamentos, palavras, obras e omissões, hoje e durante toda a minha vida.

      Glória ao Pai...

  • Para purificar o bem que eu fiz mal hoje e durante toda a minha vida.

      Glória ao Pai...

  • Para suprir todo o bem que eu devia ter feito e deixei de fazer hoje e durante toda a minha vida.

      Glória ao Pai...

            Deus  Pai, eu  Vos  ofereço  o  Preciosíssimo  Sangue  de Jesus Cristo, em expiação de meus pecados e pelas necessidades da Santa Igreja Católica Apostólica. Amém.

 

Ato de resignação 

Meu Jesus Crucificado, desde hoje eu aceito em união Convosco o gênero de morte que Vos dignardes enviar-me com todas as suas angústias, penas e dores. Amém.

(Indulgência de 7 anos cada vez – Plenária na hora da morte).

 

Encomendação à Jesus

          Ó Divino Jesus, Filho Encarnado de Deus, que para nossa salvação Vos dignastes Nascer num estábulo, Viver em pobreza, aflição e miséria e Morrer nos tormentos da Cruz, eu Vos rogo que, na hora da minha morte, digais a Vosso Eterno Pai: “Meu Pai, perdoai-lhe”! Dizei, então, a Vossa Mãe: “Eis aí teu filho”! Dizei a minha alma: “Ainda hoje estarás Comigo no Paraíso”.

           Meu Deus, meu Deus! Não me desampareis naquela hora. “Tenho sede”. Oh! Sim, meu Deus, minha alma suspira por Vós, que Sois a Fonte de Água Viva. A minha vida passa como a sombra; em breve, tudo estará consumado.

          Portanto,  ó  meu  adorável  Salvador, “Em Vossas Mãos encomendo o meu espírito desde esse momento e por toda a eternidade”. Senhor Jesus, recebei o meu espírito. Amém.

 

Ladainhas para alcançar uma boa morte

          Senhor  Jesus,  Deus  de  Bondade  e  Pai  de  Misericórdia,  eu  me apresento diante de Vós com o coração contrito, humilhado e arrependido. Recomendo-Vos a minha última hora e a sorte que depois dela, me espera.

             Maria, Terna Mãe de Jesus, que fostes abrasada pelas Chamas do Divino Amor, alcançai-me uma boa morte.

            São  José,  Pai Adotivo do Filho de Deus feito Homem, Casto Esposo da Virgem Imaculada, que expirastes em Seus Braços, alcançai-me uma boa morte.

             São Miguel Arcanjo e todos os Santos Anjos, alcançai-me uma boa morte.

             Meu bom Anjo da Guarda, que recebestes de Deus a missão de guardar-me e fortificar-me nos meus últimos combates, alcançai-me uma boa morte.

             Santos Mártires, que derramastes o Vosso Sangue por amor de Jesus Cristo, alcançai-me uma boa morte.

             Todos os Santos e Santas de Deus, alcançai-me uma boa morte.

             Quando, na minha última enfermidade, me vir abandonada de todo o socorro humano, socorrei-me, ó bom Jesus!

       Quando os meus pés, perdendo o movimento me advertirem que a minha peregrinação neste mundo está próxima do seu fim, Misericordioso Jesus, tende piedade de mim.

            Quando minhas mãos trêmulas e sem ação, não puderem já apertar o Crucifixo sobre o meu coração, e que, com pesar meu, O deixar cair sobre o leito de minhas dores, Misericordioso Jesus, tende piedade de mim.

             Quando os meus olhos, obscurecidos e turbados ao aproximar-se a morte, fixarem em Vós os seus olhares incertos e moribundos, Misericordioso Jesus, tende piedade de mim.

           Quando o meu rosto, pálido e lívido, inspirar aos assistentes compaixão e terror, e que os meus cabelos banhados com os suores da morte, anunciem o meu próximo fim, Misericordioso Jesus, tende piedade de mim.

      Quando os meus lábios frios e trêmulos, pronunciarem pela última vez Vosso Adorável Nome e o de Vossa Santíssima Mãe, Misericordioso Jesus, tende piedade de mim.

         Quando os meus ouvidos, prestes a fecharem-se para sempre as palavras dos homens, se  abrirem  para  Vos  ouvir pronunciar a Sentença irrevogável que ficará a minha sorte por toda a eternidade, Misericordioso Jesus, tende piedade de mim.

         Quando a minha imaginação, agitada por sombrios e espantosos fantasmas, se vir submergida em mortal tristeza; quando o meu espírito, perturbado pela lembrança das minhas iniqüidades, e pelo temor de Vossa Justiça lutar contra o anjo das trevas que há de querer roubar-me a esperança na Vossa Misericórdia e precipitar-me no desespero, Misericordioso Jesus, tende piedade de mim.

            Quando  o  meu  coração,  abatido  e  oprimido  pela  dor  da  enfermidade,  for  tomado  dos  horrores  da morte, e abatido pelos seus combates contra os inimigos da minha salvação, Misericordioso Jesus, tende piedade de mim.

           Quando derramar as últimas lágrimas, sintomas da morte próxima, recebei-as, ó meu Jesus, em sacrifício de expiação, a fim de que morra como vítima de penitência; e neste terrível momento, Misericordioso Jesus, tende piedade de mim.

         Quando os meus parentes e amigos, reunidos junto de mim, se enternecerem ao ver o meu estado e Vos invoquem em meu favor, Misericordioso Jesus, tende piedade de mim.

            Quando tiver perdido o uso dos sentidos, quando o mundo inteiro tiver desaparecido para mim, e eu estiver gemendo nas angústias da última agonia, Misericordioso Jesus, tende piedade de mim.

           Quando  os  últimos  suspiros  do meu coração obrigarem a minha alma a separar-se do corpo, aceitai-os, Senhor, como filhos duma santa impaciência de ir para Vós, e naquele transe, Misericordioso Jesus, tende piedade de mim.

           Quando a minha alma, sair para sempre deste mundo, deixando o meu corpo pálido, frio e sem vida, aceitai a destruição do meu ser como homenagem que desde já ofereço à Vossa Divina Majestade, naquela hora, Misericordioso Jesus, tende piedade de mim.

         Enfim,  quando  a minha alma comparecer na Vossa Presença, e vir pela primeira vez os resplendores da Vossa Majestade, não a rejeiteis da Vossa Presença; dignai-Vos recebê-la no seio da Vossa Misericórdia, para eu cantar eternamente os Vossos Louvores; e então, agora e sempre, Misericordioso Jesus, tende piedade de mim.

             Quero morrer, ó meu Jesus, para expiar todos os pecados que cometi durante toda a minha vida.

             Quero morrer para Vossa Glória e para Vos testemunhar pelo sacrifício da minha vida que Vos amo mais do que a mim mesmo.

             Quero morrer para Vos ver e contemplar durante a imensidade dos séculos, ó meu Deus, beleza sempre antiga e sempre nova.

             Quero morrer para Vos possuir, ó meu Jesus, para Vos louvar e amar por toda a eternidade.

             Quero morrer para nunca mais Vos ofender, pois não se pode viver sem pecar.

             Quero morrer em ação de garças por todos os benefícios que me haveis concedido e por todos os que me preparais na eternidade.

             Quero morrer para me unir a Vós, ó bem amado da minha alma, que tão frequentemente Vos dignais unir-Vos a mim.

             Quero morrer enfim, ó Divino Mestre, para me submeter à Vossa Divina Vontade, e morrer por Vós que morrestes por mim.

Oremos: Ó Deus, que nos condenando-nos à morte, nos ocultastes a hora e o momento dela, fazei que, passando a vida na justiça e santidade, mereçamos morrer no Vosso Santo Amor. Pelos merecimentos de Jesus Cristo Nosso Senhor, que Convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo, pelos séculos dos séculos. Amém.

 

“São Bento, intercedei e protegei-nos na agonia e na morte”

 

Agonizantes

 

Agonia - luta (grego)

           Nessa hora, o demônio tenta arrastar a alma para o inferno, colocando medo, culpa, desespero... Socorramos com nossas orações esta pobre alma, conduzindo-a a um arrependimento profundo, pedindo auxílio e perdão à Deus e ganhe a vida eterna.

  1. Aspergir Água Benta no leito, em todo quarto e sobre a pessoa também, quantas vezes puder, repelindo os ataques do demônio e expulsando-o.

  2. Invocar São Miguel Arcanjo, todos os Anjos e Santos, para ajudá-la.

  3. Rezar a Ladainha dos Agonizantes.

  4. Chamar um sacerdote (caso não seja possível, teremos que fazer o melhor para salvar esta alma).

  5. Sugerir a confiança em Cristo e na Virgem, implorar a intercessão Dela.

  6. Rezar o Ato de Contrição bem devagar, pondo-lhe a Imagem do Crucificado ou a Cruz, fazendo-o contemplar cada palavra.

  7. Por 1 Cruz ou 1 Medalha de Nossa Senhora na mão do agonizante.

  8. Providenciar 1 vela benta, para colocar na mão do moribundo na hora da agonia.

  9. Rezar o Rosário, o Terço da Misericórdia e o Terço das Lágrimas de Sangue de Maria Rosa Mística.

 10.   Fazê-lo beijar o Crucifixo, várias vezes.

 11.   Fazê-lo repetir várias vezes, as jaculatórias: “Meu Jesus, Misericórdia”, “Jesus, Maria e José, eu Vos amo, salvai almas”!

 

Ato de Contrição

            Senhor, meu Jesus Cristo, Deus e Homem verdadeiro, Criador e Redentor meu, por serdes Vós quem Sois sumamente Bom e Digno de ser amado sobre todas as coisas e porque Vos amo e estimo, pesa-me Senhor, de todo o meu coração de Vos ter ofendido, pesa-me também, por ter perdido o Céu e merecido o inferno, o proponho firmemente, ajudado com o auxílio da Vossa Divina Graça, emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender, e espero alcançar o perdão das minhas culpas, pela Vossa infinita Misericórdia. Amém.

Coroa dos Agonizantes

Nas 3 primeiras contas: Meu Jesus, pela Vossa Morte na Cruz e pelas Dores e Lágrimas de Maria Santíssima, salvai os agonizantes.

Contas grandes: Eterno Pai, nós Vos oferecemos por meio das Mãos Puríssimas da Santíssima Virgem Maria, a Preciosíssima Morte na Cruz do Vosso diletíssimo Filho, por todos aqueles que morrerão hoje, para que alcancem a graça de um arrependimento perfeito.

Contas pequenas: Coração Agonizante de Jesus, tende piedade dos moribundos.

Salve Rainha...

 

“Jesus, Maria, José, eu Vos dou o meu coração e minha alma”

 

Oração a São José pelos agonizantes

           Ó São José, Pai Adotivo de Jesus Cristo e verdadeiro Esposo da Santíssima Virgem Maria, rogai por nós e por todos os agonizantes deste dia (noite). Amém.

 

“Perdão, Senhor! Tende compaixão de minha alma”

 

Oração pelos agonizantes

          Ó Clementíssimo Jesus, que Vos abrasai de amor pelas Almas, eu Vos suplico, pela Agonia do Vosso Sacratíssimo Coração e pelas dores da Vossa Mãe Imaculada, que purifiqueis em Vosso Sangue os pecadores de todo o mundo, que agora estão em agonia e que hoje hão de morrer.

Coração Agonizante de Jesus, tende piedade dos moribundos. Amém.

 

Ofício da Agonia

Quando começar a agonia, coloque a vela na mão do moribundo.

Ajoelhados todos rezam a oração a seguir e os Atos de Fé, Esperança e Caridade.

             Meu Deus, peço perdão pelos meus pecados... Aceito Vossa Santa Vontade. Perdôo aos que me têm ofendido...

             Maria, minha Mãe, São José, meu Anjo da Guarda... Santo Padroeiro... Todos os Anjos e Santos do Céu, lavai e purificai a minha alma.

             Meu Jesus, Misericórdia!

             Dulcíssimo Jesus, não sejais para mim Juiz, mas Salvador!

             Sagrado Coração de Jesus, tenho confiança em Vós!

             Doce Coração de Maria, sêde a minha salvação!

             Doce Coração de Jesus, fazei que eu Vos ame cada vez mais!

             Doce Coração de São José, valei-me!

             Maria, Mãe da Graça, Mãe da Misericórdia, defendei-me do inimigo e ampara-me nesta hora.

“Jesus, Maria, José, assisti-me na última agonia”

Durante a Agonia

            Deus Piedoso! Deus Clemente! Deus, que apagais, segundo a multidão das Vossas Misericórdias, os pecados das almas penitentes, e com a graça do perdão fazeis desaparecer as culpas dos passados crimes, olhai propício para este Vosso servo (nome da pessoa), e concedei-lhe, benigno o perdão de todos os seus pecados, que implora com toda a sinceridade do coração.

             Renovai nele, ó Pai Misericordiosíssimo, tudo o que a terrena fragilidade corrompeu, ou a diabólica fraude violou, e juntai a unidade do Corpo da Igreja este membro também redimido.

            Tende compaixão, Senhor, dos seus gemidos, tende compaixão das suas lágrimas, e admiti aos Sacramentos da Vossa reconciliação a ele, que só na Vossa Misericórdia confia. Por nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

             Recebei, Senhor, o Vosso servo (a), em lugar que da Vossa Misericórdia possa esperar a salvação. Amém.

             Livrai, Senhor, a alma do Vosso servo (a) dos perigos do inferno, dos laços das penas e de todas as tribulações. Amém.

             Livrai, Senhor, a alma do Vosso servo (a), como livraste Enoch e Elias da morte comum de todos os homens. Amém.

             Livrai, Senhor, a alma do Vosso servo (a), como livrastes Noé do Dilúvio. Amém.

             Livrai, Senhor, a alma do Vosso servo (a), como livrastes Abraão da terra de Ur, dos caldeus. Amém.

             Livrai, Senhor, a alma do Vosso servo (a), como livrastes Jó de suas calamidades. Amém.

             Livrai, Senhor, a alma do Vosso servo (a), como livrastes a Isaac do sacrifício e das mãos de seu pai Abraão. Amém.

             Livrai, Senhor, a alma do Vosso servo (a), como livrastes a Lot de Sodoma e das chamas do fogo. Amém.

             Livrai, Senhor, a alma do Vosso servo (a), como livrastes Moisés do poder do Faraó, rei dos egípcios. Amém.

             Livrai, Senhor, a alma do Vosso servo (a), como livrastes Daniel da cova dos leões. Amém.

             Livrai, Senhor, a alma do Vosso servo (a), como livrastes os 3 jovens da fornalha ardente e das mãos do inimigo. Amém.

             Livrai, Senhor, a alma do Vosso servo (a), como livrastes Susane do falso crime. Amém.

             Livrai, Senhor, a alma do Vosso servo (a), como livrastes Davi das mãos do Rei Saul e das mãos de Golias. Amém.

             Livrai, Senhor, a alma do Vosso servo (a), como livrastes São Pedro e São Paulo das prisões. Amém.

            E assim, como livrastes a Vossa Bem-aventurada Virgem e Mártir Santa Tecla de 3 atrocíssimos tormentos, assim Vos digneis livrar a alma deste Vosso servo (a) das penas eternas, e fazê-la gozar Convosco dos bens celestes. Amém.

 

Depois da Agonia

             Vinde, Santos de Deus; acorrei Anjos do Senhor. Recebei a sua alma e apresentai-a na Presença do Altíssimo.

         Recebe-te, Cristo que te chamou e os Anjos te conduzam ao seio de Abraão, recebendo a sua alma e conduzindo-a a Presença do Altíssimo.

             Dai-lhe, Senhor o eterno descanso, entre os esplendores da luz perpétua. Apresentando-a na Presença do Altíssimo.

             Senhor, tende piedade de nós.

             Jesus Cristo, tende piedade de nós.

             Senhor, tende piedade de nós.

Pai Nosso...

            Dai-lhe, Senhor, o descanso eterno, entre os esplendores da luz perpétua. Das portas do inferno, livrai, Senhor, a sua alma. Descanse em paz. Amém.

             Ouvi, Senhor, a minha oração, e chegue até Vós o meu clamor.

Oremos: Nós, Senhor, Vos recomendamos a alma deste Vosso servo (a) (nome), a fim de que morto para o mundo, viva para Vós, purificai com o perdão de Vossa misericordiosíssima compaixão, os pecados que por fragilidade da humana natureza cometeu. Por nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

Exame de Consciência

 

Dou graças e exalto a Santíssima Trindade, 

que somente a Vós distinguiu com este especial

privilégio. Ó Virgem Santíssima, alcançai-me

um total e contínuo aborrecimento do pecado

sobre todos os outros males, e que antes

morra do que torne a cometê-los. Amém.

 

*** Antes e durante o AVISO *** 

*** Estejam em dia com nosso Senhor Jesus Cristo ***

 

*** SUGESTÕES DE ORAÇÕES ***

 

Oração ao Espírito Santo

(Rezar uma oração ou cantar para o Espírito Santo...)

Oração para antes do exame

         Meu  Jesus,  Vos  adoro  como  meu  Redentor e  meu  Juiz; ajoelho-me a Vossos Pés como um pobre culpado; apiedai-Vos de mim.

           Dai-me a luz, para conhecer os meus pecados, como fareis conhecer no dia do Aviso; dai-me a graça de atestá-los com viva dor e de confessá-los com humilde sinceridade, a fim de alcançar o inteiro perdão, como o espero da Vossa infinita Misericórdia, pelos méritos de Vosso Sangue Preciosíssimo.

        Maria  Santíssima,  Refúgio  dos  pecadores,  Santos  do  Céu,  Anjo  da  minha  guarda,  assisti-me especialmente neste momento e obtende-me a Misericórdia do Senhor. Amém.

 

Dómine Jesu, noverim me!

Senhor Jesus, fazei que eu me conheça!

(Santo Agostinho)

 

EXAME DE CONSCIÊNCIA

a) Fazer verdadeiramente, um profundo exame de consciência, sobre os Mandamentos de Deus...

b) Fazer um Ato de Contrição, das faltas cometidas, incluindo nele os erros mais graves da vida no passado e no presente.

c) Para isso "descer" com o pensamento ao inferno ou ao Purgatório e ver lá o castigo e o lugar que mereceu... "Subir" ao céu e contemplar o Trono e a Glória que perdeu com as faltas cometidas... "Ir" ao Calvário e contemplar a infinita Bondade e Amor de Deus que tanto fez e sofreu por nos  amar.

d) E, sinceramente acusar os seus pecados e não deixai para outro dia - pois serão pegos de surpresa...

 

PREPARAÇÃO

  • Procure um lugar solitário para refletir e estar com Deus.

  • Ler o Salmo 50 ou 31.

  • Agradeça a Deus pelos benefícios, pela vida, pelos bens espirituais e materiais, pelos Sacramentos que já recebeu, por esta Confissão e pelo sacerdote.

  • Peça ao Espírito Santo para iluminar e ajudar a discernir, a lembrar e a se arrepender de todos os pecados.

  • Perdoe quem te ofendeu e magoou hoje e no passado.

  • Leias e reflita sobre os Mandamentos.

  • Procure olhar para Jesus sobre a Cruz, coberto de Sangue, por seus pecados. Mas Ele é misericordioso e te perdoa, basta se arrepender e pedir perdão sinceramente. Reze o Ato de Contrição.

 

Ato de Contrição

  • 1) Senhor meu Jesus Cristo, Deus e Homem verdadeiro, Criador e Redentor meu. Por ser Vós quem Sois, Sumamente Bom e Digno, de ser amado sobre todas as coisas, porque Vos amo e estimo. Pesa-me Senhor, de todo o coração, de Vos ter ofendido. Mas proponho-me firmemente e ajudado com o auxílio da Vossa Divina Graça, emendar-me e nunca mais tornar a Vos ofender. E espero alcançar o perdão de minhas culpas, pela Vossa infinita Misericórdia. Amém.

  • 2) Eis-me, ó meu bom Deus, diante de Vós, cheio de confusão e pesar por Vos haver ofendido. Ai, de mim!        A lembrança da minha iniqüidade me angustia, sua enormidade me assusta. Oh! Não houvesse jamais pecado! Não me houvesse jamais afastado da observância da Vossa Lei! Eu Vos tenho ofendido, meu bom Deus, correspondi ao Vosso amor com a mais negra ingratidão! Hei ultrajada a Vossa justiça!

         Ó meu Deus, quanto me é amargo a lembrança dos meus pecados! Quanto me pesa de os haver cometido!

          Ah! Senhor de infinita  Bondade  e  Digno, por Vós mesmo de ser amado, por todos os corações e sobre todas as coisas, eu Vos peço perdão. O Sangue de Jesus derramado por mim sobre a Cruz, Vos pede misericórdia. Ah! Meu Deus, escutai a voz desse Sangue Divino e perdoai-me.

         Proponho com Vossa graça não Vos ofender jamais; estou disposto a perder antes a vida, que tornar a ofender-Vos. Prometo-Vos fugir de pecado e de toda ocasião que me possa afastar da observância dos meus deveres. (Prometer evitar falhas e ocasião de pecado...)

 

* Se recolham em oração, de joelhos, piedosamente, com o coração contrito, peçam perdão, implorem o perdão... *Por todos os seus pecados, *pelos pecados de todos os seus familiares vivos e mortos, *pelos pecadores do mundo inteiro, *pelo Brasil, *por todas as ofensas que a humanidade causou aos Três Corações, *pelos sacerdotes, bispos e todo o clero, *rezai pelo santo papa Bento XVI, que está vivo e não recebe mais oração do seu rebanho...*rezai pelos pobres, humilhados, perseguidos... *peçam pelas Almas que sofrem no Purgatório, *e outros...

  • Depois da Confissão procure quem você prejudicou e se retrate.

 

MANDAMENTOS E SACRAMENTOS

As 14 Obras de Misericórdia

Corporais

I – Dar de comer a quem tem fome.

II – Dar de beber a quem tem sede.

III – Vestir os nus.

IV – Visitar os enfermos e encarcerados.

V – Dar pousada aos peregrinos.

VI – Remir os cativos.

VII – Enterrar os mortos.

Espirituais

VIII – Dar bons conselhos e correção fraterna.

IX – Ensinar os ignorantes.

X – Consolar os tristes.

XI – Castigar os que erram.

XII – Perdoar as injúrias por amor de Deus.

XIII – Sofrer com paciência as fraquezas do próximo.

XIV – Rogar a Deus pelos vivos e pelos mortos.

 

Os dez Mandamentos da Lei de Deus

1– Amar a Deus sobre todas as coisas.

            Deus está em 1º lugar em minha vida? Duvidei da existência de Deus? Revoltei-me contra Deus? Culpei a Deus pela minha má vida? Leio a Palavra de Deus? Acredito na ação do Espírito Santo na minha vida e na Igreja? Esforço-me para ouvir minha consciência ou a Voz de Deus? Demonstro meu amor a Deus? Visito Jesus no Tabernáculo? Rezo diariamente? Tenho veneração filial para com Nossa Senhora, minha Mãe do Céu? Dei-me conta da Presença do meu Anjo da Guarda, rezo e agradeço a ele e a Deus pela proteção? Aceito e me conformo com a Vontade de Deus em minha vida? Faço a Vontade de Deus ou a minha vontade? Queixo-me de Sua Providência nas doenças, na pobreza, nos sofrimentos? Atendi o chamado de Deus? Aceito quando minha missão é pesada, perigosa ou quando vai contra o que eu sei ou aprendi? Confio em Deus ou em mim mesmo? Zombei da religião, dos sacerdotes (Jesus personificado), dos Santos ou das Coisas Sagradas? Procurei encontrar Deus no silêncio? Fiz silêncio para procurá-Lo? Coloquei coisas, pessoas, prazer, fama, poder, riqueza em 1º lugar e acima de Deus? Li coisas contrárias a fé e aos bons costumes? Envergonhei-me de ser católico ou deixei de defender a minha religião, Deus, Jesus, Espírito Santo, a Virgem, aos Santos e Anjos? Permiti que eles fossem profanados diante de mim ou por mim? Rezo o Terço com fé, amor, respeito ou com minha família? Sou supersticioso? Leio, já li ou acredito em horóscopo? Participei de jogos de azar ou jogo do copo? Participei de invocações de mortos? Vou ou já fui a cartomante, benzedeira, sortista? Uso figa, amuletos, guias? Lidei com despachos? Freqüento ou freqüentei ou mesmo afirmei que eram boas as falsas religiões; seixo-no-iê, espiritismo, umbanda, magia negra, mesa branca, congá, maçonaria ou outras? Recebo ou já recebi passes? Recebi batismo e consagração espírita? Fiz curso de controle mental ou meditação transcendental? Pequei por orgulho ou vaidade? Esforcei-me para não pecar? Aproveitei, aperfeiçoe e agradeci os Dons e as graças recebidas diariamente? Tenho medo de satanás? Invoquei, adorei, fiz pactos com satanás? Evoquei mortos? Acreditei em reencarnação?

  • Amar o próximo como a mim mesmo

           Guardo ódio, raiva, mágoa, ressentimento? Sou egoísta? O meu limite termina quando começa o do meu irmão, cumpro isso ou sou prioridade em tudo? Respeito os direitos dos outros? Vejo Deus no irmão? Sou agressivo, ignorante ou mal educado com meu irmão? Ofendi ou maltratei meu irmão com atos, palavras, ações ou omissões? Prejudiquei meu irmão? Tento amar meu irmão e os aceito como são? Respeito meus irmãos e seus limites? Silencio para ouvir meu irmão? Tento ajudar sem comparar o problema dele com o meu ou o meu problema é sempre maior que do meu irmão? Ajudo os pobres ou os desprezo? Sou racista? Promovi o irmão? Sou irresponsável? Chego atrasado aos compromissos? Estrago coisas do próximo? Visitei doentes?

  • Patrões e funcionários

           Respeito meus superiores ou meus funcionários? Obedeço meus superiores? Pago salário justo? Promovi o funcionário? Me interesso pela saúde ou pela família dos funcionários ou dos patrões? Despedi sem motivo justo? Fui injusto com o funcionário ou com o patrão? Dei condições de trabalho para os funcionários? Cumpri e fiz bem feito o meu trabalho?

 

2 – Não tomar Seu Santo Nome em vão.

           Blasfemei contra Deus? Ofendi ou profanei a Deus e as Coisas Sagradas com palavras e atos? Pronunciei o Nome de Deus dizendo coisas irreverentes? Roguei praga? Jurei falso ou sem necessidade? Fiz promessas e não cumpri? Falo o Nome de Deus em vão? Confessei sem dizer todos os pecados por vergonha ou amor próprio? Fiz a penitência? Não me arrependi de meus pecados? Comunguei em pecado grave, sem o Jejum Eucarístico, mal vestido, ou depois de ter chegado atrasado na Missa? Há quanto tempo não me confesso e comungo? Fiz e cumpro todos os Sacramentos que manda a Santa Igreja? Comporto-me na Igreja com respeito diante da Presença de Jesus no Tabernáculo, sem rir, sem conversar - a não ser com Jesus? Prostro-me diante de Jesus no Tabernáculo ou diante do Santíssimo? Faço genuflexão e tenho o devido respeito por tudo o que é Sagrado? Respeito o Nome da Trindade, de Jesus, de Maria ou dos Santos e Anjos do Senhor? Confessei e comunguei ao menos para a Páscoa como manda a Igreja? Cumpri minhas promessas? Fiz penitência, abstinência, jejum, mortificação nas Sextas-feiras ou nos dias Santos da Quaresma ou quando era necessário para minha santificação?

 

3 – Guardar domingos e festas.

           Vou a  Missa  todos  os  Domingos e nos  Dias Santos ou apenas quando dá vontade? Faltei a Missa sem justa razão? Assisto Missas inteiras? Participo ativamente da Santa Missa e do Santo Sacrifício ou sou indiferente e irreverente? Procuro entender o Mistério do Santo Sacrifício? Me distraio com facilidade durante a Missa e nas orações? Trabalhei ou trabalho aos Domingos sem ser estritamente necessário? Fui irreverente e briguei na Igreja? Comunguei em pecado grave? Pago o dízimo?

 

4 – Honrar pai e mãe.

          Desobedeci, menti, respondi ou gritei com meus pais? Fui agressivo ou maltratei meus pais? Faltei-lhes com o respeito, apoio ou amor? Fiquei com raiva de meus pais? Guardo rancor deles? Cuido deles como é o dever de cada filho? Tenho vergonha deles ou desejei a morte deles? Causei-lhes tristezas? Abusei da confiança deles? Ausentei-me de casa sem razão? Sou grato e rezo por eles? Ajudo suficientemente meus pais idosos ou doentes? Amo e perdôo meus pais? Dou mau exemplo? Sou bruto ou autoritário? Digo palavrões e xingamentos? Sou fiel no casamento? Os filhos estão em 2º plano? Tenho preferência por filho? Educo meus filhos como cristãos ou permito tudo para não ser incomodado? Mimo? Corrijo ou fecho os olhos para os pecados e as faltas que eles cometem, sem pensar que tanto eles como eu pagarei por isso? Instruo sobre a castidade e o respeito pelo corpo e pelas Coisas Sagradas? Corrijo sem magoar ou ofender meus irmãos e meus filhos? Rezo com os filhos, levo-os à Santa Missa, leio bons livros com eles, partilho o Exemplo da Sagrada Família, dos Santos e Anjos? Falta diálogo, oração, amor, respeito, compreensão ou formação religiosa em minha casa? Brigas, discussões, guerras entre os irmãos ou os pais? O que faço para mudar e ajudar a melhorar a minha família? Tento compreender sem desprezar meus pais e irmãos? Zombei de pessoas pobres, idosas, paralíticos?

 

5 – Não matar                /                8 – Não levantar falso testemunho.

          Matei  ou  mandei  matar  alguém?  Feri,  destruí,  maltratei,  prejudiquei ou matei alguém com minhas palavras grosseiras, criticas, censuras, maus juízos, maledicências, calúnias, atos e omissões? Perdoei? Procuro ajudar os irmãos a perdoar também? Fiz intriga, fofoca ou deixei de ajudar? Julguei os outros sem prova? Levei meu próximo a ficar com raiva, nervoso ou impaciente? Tentei suicídio? Expus-me em perigo de vida sem necessidade? Pratiquei aborto? Ajudei, apoiei ou aconselhei o aborto? Abusei, fui imprudente e desatento no volante, colocando em risco a minha vida ou a vida do próximo? Deixei de prestar socorro a um acidentado? Ofendi, bati, briguei e espanquei violentamente meu próximo, ferindo-o. Descuidei da minha saúde? Embriaguei-me? Tenho vícios? Tive pensamentos de ódio, raiva, de vingança ou desejei mal ou mesmo a morte para alguém? Tomo remédio sem necessidade? Alimento-me e repouso o necessário para meu corpo? Sou extravagante? Sou mentiroso, indiscreto, maldoso? Sou mexeriqueiro e gosto de mexer nas coisas dos outros? Gosto de ouvir conversas ou de ouvir falar mal dos outros? Tenho sido bajulador? Aceito-me como sou? Destruí a natureza? Não denunciei as injustiças com amor e coragem de Jesus?

 

6 – Não pecar contra a castidade                /               9 – Não desejar a mulher do próximo.

           Faltei ao pudor? Despi-me perto dos outros? Conservei minha dignidade como filho de Deus? Respeito a santidade do meu corpo como “Templo Santo de Deus”? Tenho pecado por atos (masturbação), palavras, pensamentos e desejos impuros, indecentes e imorais? Seduzi, provoquei o próximo com roupas indecentes, gestos, palavras, más leituras, coisas desonestas e más? Ensinei ou induzi o meu próximo a pecar? Dei maus conselhos? Vi, li ou leio, revistas, jornais, livros pornográficos? Emprestei-os a alguém? Assisto novelas, filmes indecentes, imorais, violentos, de morte, pornográficos? Conservo-os comigo? Digo palavrões, piadas imorais, indecentes, impuros ou conversas inconvenientes? Procuro prazer ou satisfação sexual com muitos parceiros ou com pessoas do mesmo sexo? Fiz ou estou em adultério? Homossexualismo? Lesbianismo? Namoro impuro, indecente, imoral? Relações pré-matrimoniais? Provocações e escândalos? Procuro evitar lugares ou ocasiões de pecado? Feri a inocência das crianças?

 

7 – Não furtar                /               10 – Não cobiçar as coisas alheias.

            Prejudiquei  o  próximo  sendo  injusto na venda ou na compra? Aproveitei-me da ignorância e da boa fé do meu irmão? Fui honesto nos negócios e nos deveres como filho, pai, empregado ou patrão? Furtei ou roubei? Devolvi o roubado? Desviei dinheiro público? Respeitei o que é dos outros? Pequei por cobiça, inveja, ressentimento?

 

Os Sacramentos da Igreja

1 – Batismo (Mt 28,19).

2 – Confirmação ou Crisma (At 8,17).

3 – Penitência ou Confissão (Jo 20,22-23).

4 – Eucaristia (Mc 14,22-24).

5 – Unção dos Enfermos (Tg 5,14).

6 – Sacerdócio ou Ordem (Lc 22,19).

7 – Matrimônio (Mc 10,9).

 

Os 5 Mandamentos da Igreja

1 – Participar da Missa nos Domingos e Dias Santos.

2 – Confessar-se ao menos uma vez por ano.

3 – Comungar sempre que possível em cada Missa.

4 – Jejuar e não comer carne, quando manda a Igreja.

5 – Pagar dízimo, segundo as Escrituras.

 

Pecados ou Vícios Capitais

1 – Soberba ou orgulho.

            Sou orgulhoso? Sou soberbo? Julgo-me melhor que os outros? Quero saber mais para exaltar-me? Como vai a minha autossuficiência? A minha inveja? A minha necessidade de chamar a atenção? A minha vida emocional? Sou hipócrita ou fingido? Tenho mania de grandeza? Critico o meu próximo de maneira destrutiva? Falta-me oração e formação religiosa? Só eu sei, só eu estou certo, eu posso, eu tenho...

2 – Avareza - Onde está o dinheiro em minha vida? O materialismo? Sou  apegado às coisas, ao meu carro? Sou caridoso? Sou generoso ou miserável? Sou sovina?

3 – Impureza ou luxúria - Sou vaidoso? Como está o meu orgulho da carne? A minha sensualidade? A minha imaginação? Gasto com coisas inúteis, bebidas, roupas, drogas?

4 – Ira - Sou impaciente? Vingativo? Violento? Rancoroso? Agressivo? Nervoso? Destruidor? Como vai o meu ressentimento? 

5 – Gula - Sou excessivo no comer, no beber ou no fumar? Consumo drogas? Quero tudo pra mim? Divido?

6 – Inveja - Tenho inveja dos dons, das coisas ou da fama dos irmãos? Quero ser servo ou coordenador perpétuo e insubstituível? Fiquei triste com o bem ou com a felicidade do próximo?

7 – Preguiça - Tenho preguiça de rezar, trabalhar ou de ajudar o irmão? Fiz mal feito o trabalho ou a missão a mim confiado? Não fui caridoso com meu irmão por preguiça? Inventei doenças para dar asas a minha preguiça?

 

As 5 Pedrinhas

Œ Palavra de Deus       Eucaristia       Ž Jejum        Penitência        Rosário.

As Vestes

Homens: Vestir-se como homens, calça comprida e camisa, sem brincos e sem tatuagens.

Mulheres: Vestir-se como mulheres, usando saia ou vestido com mangas e abaixo dos joelhos, não usar blusa sem manga.

 

O Véu

            Usar o véu sempre que for rezar. Comungar sempre de véu.

 

Os Sacramentais

          Usar uma Cruz com Cristo no pescoço e Escapulário de Nossa Senhora do Carmo. Tenha a Cruz de mão, terço, água benta. Se quiserem, outros Escapulários, medalhas e outros...

Em Casa: Colocar uma Cruz na entrada. Preparem um Altar simples - local de oração que não seja no quarto.

 

ATO PENITENCIAL

        Eu pecador, me confesso a Deus, Todo Poderoso, a Bem-Aventurada sempre Virgem Maria, ao Bem-aventurado São Miguel Arcanjo, ao Bem-Aventurado São João Batista, aos Santos Apóstolos São Pedro e São Paulo, a todos os Santos, e a vós, Padre, que pequei muitas vezes por pensamentos, palavras e obras, por minha culpa, minha tão grande culpa, minha máxima culpa. Portanto, peço e rogo a Bem-Aventurada sempre Virgem Maria, ao Bem-Aventurado São Miguel Arcanjo, ao Bem-Aventurado São João Batista, aos Santos Apóstolos São Pedro e São Paulo, a todos os Santos e a vós, Padre, que rogueis por mim a Deus nosso Senhor. Assim seja.

          Deus Todo Poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.

 

* Recebendo a absolvição - faz-se o Sinal da Cruz - e depois agradeça a Jesus.

"Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo".

 

 

MENSAGEM DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

(22/12/2005 – 15h00min – Hora da Misericórdia – Confidente Sílvia Maria)

Santa Missa

Ato Penitencial                  

Ou servis a Mim ou a satanás!

           Filhos queridos do Meu Coração, eis-Me Presente entre vós.

         Derramo o Meu amor sobre toda esta terra neste momento, para que vós tenhais o desejo e a ânsia de repararem os vossos pecados que tanto ofende o Meu Coração.

           Terra inteira, amor Meu! Vós sois o Meu amor!

          Guardo  todos  vós  no  Meu Peito, junto às Minhas Chagas, porque as Minhas Chagas protegem vossas vidas e conduz vossas almas. Quero selar todos vós nas Minhas Santas Chagas. Nas Chagas que recebi deste mundo e que selei com o Pai no Calvário, no amor profundo que tenho por vós, criaturas amadas do Meu Pai.

           Eis-Me, entre vós, filhos. Vim buscar a Minha Igreja!

         Onde estão os Meus filhos? Onde estão os Meus filhos? Vim recolhê-los num grande  Abraço de  Amor, mas tenho Comigo as Chagas, tenho Comigo as dores, tenho Comigo a rejeição e a perseguição, que foram cravados no Meu Corpo Santo! E neste abraço vos impregno das coisas que tenho em Mim. É isto o que tenho para vós, filhos meus.

           É a vossa preparação, para chegarem com vossas almas transformadas à salvação.

          Filhos Meus, tenhais vós um segundo para Mim. Tomai consciência da situação de vossas almas. Fazei uma profunda analise de vossas vidas e da bagagem que carregais em vossas almas. Examinai todo o vosso interior profundamente. Quero reunir os Meus filhos à beira da praia, no amor, num grande Exame de Consciência.

           Sacerdotes Meus! Buscai os vossos corações que estão perdidos. Recolhei os rebanhos que em vossas mãos coloquei. Levai os Meus filhos a examinarem os seus corações juntamente convosco, e num profundo e sincero exame de consciência, arrependei-vos! Arrependei-vos, filhos todos!

           Eis, que venho com a Vara da Justiça. Ela arderá em vós! Ela arderá em vós.

           Arrependei-vos, filhos. É o que peço a vós! Baixai vossas cabeças, num profundo arrependimento.

          Humilhai-vos!  Humilhai-vos!  Quebrai o orgulho dos vossos corações!  Maldito orgulho este que vos leva ao inferno, pois reina no inferno o orgulho.

           Humilhai-vos, filhos Meus. Eis o desafio que lanço para vós.

           É na humilhação que vós  derrubareis  o  inferno inteiro, que vós lançareis mão das coisas desta terra em que estais apegados. Santificar-vos-ão pela humildade, pelo arrependimento, pois o arrependimento não vem até vós pelo orgulho.

         Ou servis a Mim ou a satanás! Ou a humildade ou o orgulho! Não podeis carregar os dois em vossa bagagem.

         Dobrai os vossos joelhos. Esta é a Ordem que dou para vós, terra inteira. Peçais perdão! Uma única vez com sincero arrependimento e Eu vos absolverei para sempre. Numa única palavra, num único gesto, num único sentimento, levar-vos-ei a salvação. Perdoo-vos! Perdoo-vos, filhos amados. É o que desejo, é o que espero dizer para vós, arrependei-vos, neste momento e Eu vos absolvo agora.

         *(Jesus está na Cruz sobre o Altar, todo Chagado, Machucado e abaixa os dois Braços da Cruz e vem como se fosse dar um grande abraço. Levanta sua Mão direita, os quatro Dedos e abençoou, absolvendo-nos).

 

ATO DE AGRADECIMENTO

          Vós, ó Deus de infinita bondade e Misericórdia, avalorai este meu propósito com a Vossa graça da qual depende toda a minha força e a minha esperança de perseverar no bem.

          Como poderei,  ó  Deus de  imensa  Bondade, render-Vos as graças que mereceis? Que ações de graças devo prestar a Vossa infinita Misericórdia? Por meus pecados eram-me reservadas penas eternas e, Vós as sepultastes em profundo esquecimento! Quem poderá compreender a Vossa imensa Misericórdia? Quem poderá agradecer como convêm a Vossa bondade infinita? Na minha extrema indigência e pobreza, ó meu adorável Salvador, resta-me o meu ser e a minha vida; um e outra, a Vós consagro para sempre.

           Meu Deus e meu tudo! Agradeço-Vos de coração aberto e liberto pela tua infinita misericórdia. Amo-Vos! E me escondo no Vosso Coração Sagrado, com eterna gratidão.

           Deus  da  minha  alma,  ocupar-me-ei  em  publicar  Vossas  Maravilhas  e  até  o  meu  último s uspiro, anunciarei ao universo as Vossas Misericórdias.

         Santíssima Virgem Imaculada, São José, Santos todos, Anjo da Guarda, Arcanjo São Miguel e todos  os Anjos do céu, Igreja Triunfante, agradeço a Vossa proteção e intercessão, agradeçam por mim a Deus com a Vossa poderosa intercessão e obtenham-me de Deus, a graça de nunca mais O ofender.

           (Pode-se rezar o Magnificatlaudes e outras orações de piedade...)

 

Feliz Arrependimento!

"Deus te abençoe e te guarde"

download.jpg
confissao.jpg
images (1).jpg
almas do purg.jfif
Mulher rezando
bottom of page